Conceção, Realização e Avaliação de Projetos

Objetivos

Nesta UC pretende-se o desenvolvimento de competências de investigação independente pelos alunos através da realização de uma investigação sustentada de relevância direta para o seu desenvolvimento profissional, académico e profissional.Pretende-se que os alunos desenvolvam competências na tomada de decisão, resolução de problemas e comunicação, integrando as competências e conhecimentos desenvolvidos em muitas das outras unidades curriculares do curso, para conclusão de um projeto realista. Os alunos deverão seleccionar, planear, implementar e avaliar um projeto e, finalmente, apresentar os seus resultados, em termos de processo e do produto do projeto. Pretende-se ainda o desenvolvimento das capacidades de trabalho autónomo e de grupo, dentro de um prazo e restrições estabelecidas, para produção de uma solução aceitável e viável.

Objetivos de aprendizagem

  1. Ser capaz de formular um projeto
  2. Ser capaz de implementar o projeto dentro dos procedimentos e especificações estabelecidos
  3. Ser capaz de avaliar os resultados do projeto
  4. Ser capaz de apresentar os resultados do projeto

Conteúdos Programáticos

  1. Ser capaz de formular um projeto
    • A seleção dos projetos: pesquisar e análise de áreas de interesse; revisão da literatura; métodos de avaliação de viabilidade de projetos; análise crítica inicial do esboço de especificação; seleção do projeto; iniciar um logbook de projeto; estimativa de custos e alocação de recursos; identificação de objetivos e limitações; valor do projeto; justificação para a selecção do projeto; acordo e definição de responsabilidades.
    • Especificações do projeto: desenvolvimento e estruturação de uma lista de requisitos aplicáveis às especificações do projeto, por exemplo, custos, prazos, escala de operação, normas, legislação, ética, sustentabilidade, qualidade, adequação à finalidade, dados empresariais, implicações de recursos
    • Procedimentos: planeamento e métodos de monitorização; métodos operacionais; linhas de comunicação; análise de risco; estrutura de grupos de trabalho com definição de responsabilidades, metas e objetivos
    • Plano de projeto: produção do plano para o projecto, incluindo prazos, resultados, metas, sistemas de garantia de qualidade e planos de qualidade e monitorização de progresso
  2. Ser capaz de implementar o projeto dentro dos procedimentos e especificações estabelecidos
    • Implementação: uso adequado dos recursos; desenvolvimento dentro de prazo acordado; uso de técnicas adequadas para a geração de soluções, acompanhamento do desenvolvimento relativamente ao plano do projeto aprovado; manutenção e adaptação do plano de projeto quando necessário
    • Registo: registro sistemático dos resultados relevantes de todos os aspectos e fases do projeto
  3. Ser capaz de avaliar os resultados do projeto
    • Técnicas de avaliação: análise detalhada dos resultados; conclusões e recomendações; análise crítica relativamente à especificação do projeto e procedimentos planeados; uso de técnicas de avaliação adequadas; aplicação de avaliação de projectos e revisão técnicas (PERT); oportunidades para novos estudos e desenvolvimentos
    • Interpretação: Uso de técnicas adequadas para justificar o andamento do projeto e os resultados em relação à especificação inicial do projeto
  4. Ser capaz de apresentar os resultados do projeto
    • Registo de procedimentos e resultados: documentação relevante de todos os aspectos e fases do projeto
    • Formato: formato de entrega profissional adequado para o público; uso de meios adequados

Bibliografia e recursos didáticos recomendados

  1. The Practical Guide to Project Management Documentation by John Rakos, Karen Dhanraj, Scott Kennedy and Laverne Fleck (Nov 29, 2004)
  2. Outros recursos específicos de cada projeto desenvolvido pelos alunos, a indicar pelos docentes responsáveis